Comemorando a Missão Pioneiros da Bíblia

[Num banquete em 2015, Max Lucado falou com muito carinho e apreço sobre o trabalho da Missão Pioneiros da Bíblia. Pioneiros da Bíblia está realizando seu próximo seminário no Brasil agora dias 15-18 de Março, 2018 em Recife, PE. Veja mais detalhes aqui.]

Você provavelmente lembra como o Evangelho de Lucas começa. Mas, caso não se lembre, é uma explicação tão interessante que o médico dá sobre a autoria do livro. Ele diz “Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre nós, conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra. Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.” (Lucas 1:1-4 NVI)

Aquele Teófilo devia ser um cara muito especial. Ele devia ser gente realmente a parte. E aquele Lucas, devia ter um apreço muito especial por Teófilo. Porque ele disse, “embora ‘muitos já se dedicaram a elaborar um relato’ e embora vimos estas coisas cumpridas… já que eu sei do que estou falando… eu vou escrever um bom relato para você ó excelentíssimo Teófilo”.

Greg e Rebecca Pruett e seus filhos
Greg e Rebecca Pruett e seus filhos

Uma das coisas notáveis do ministério de Lucas é como o que ele intencionou para ser uma bênção aparentemente para um homem, virou uma bênção para bilhões. Dá para imaginar que Lucas investiu o tempo dele em registrar de uma forma ordenada os acontecimentos que ele havia testemunhado na vida de Jesus e no nascimento da Igreja do Novo Testamento, como em Lucas e Atos, como um favor para Teófilo, mas, quantas bilhões de pessoas foram beneficiadas…

Eu queria apertar a mão de Lucas. Eu queria poder dizer “Parabéns, Lucas!”. Valeu o esforço. Quem sabe quantas horas você investiu, segurando uma caneta, escrevendo, refletindo, organizando… Eu queria poder dizer “Valeu, Lucas!”. Valeu todo o esforço.

Não podemos dizer isso a Lucas até chegarmos ao céu. Mas, podemos dizer àqueles da Missão Pioneiros da Bíblia. Eles são os Lucas da nossa geração. Eles não estão escrevendo para Teófilo. Mas, eles estão escrevendo para pessoas cujos nomes são muito mais difíceis de pronunciar. E eles estão sendo liderados por dois dos nossos irmãos mais queridos, Greg e Rebecca Pruett.

Mas, hoje à noite podemos chamar eles de Lucas. A jornada de Greg como missionário e tradutor da Bíblia começou como adolescente. Ele foi numa missão de curto prazo para Guatemala com Patricio Hile (ministro Hispânico da igreja Oak Hills). Entrou em contato com missionários que estavam usando todos seus dons para o Reino. Greg podia ser um garoto propaganda para missões de curto prazo.

Um homem segurando a Bíblia Yalunka.
Um homem segurando a Bíblia Yalunka.

Deus deu a Greg uma missão. E daí, uma parceira talentosa e disposta em Rebecca. De fato, uma parceira exigente. Pois, Rebecca não concordou em casar com Greg a não ser que ele concordasse em se tornar um tradutor da Bíblia.

Greg queria ser um plantador de igrejas no mundo muçulmano. Mas, ele não queria ser tradutor. Porém, eu acho que ele queria se casar mais com Rebecca. Deus organizou tudo de modo que eles conseguiram realizar ambos os sonhos. E eles se juntaram à Missão Pioneiros da Bíblia como um jovem casal vinte anos atrás e foram chamados a Guiné no oeste da África onde eles serviram um povo ainda não alcançado pelas Escrituras, chamado o povo Yalunka. Um grupo que era 99% muçulmano e não tinha nenhuma parte da Bíblia.

Greg Pruett e a Bíblial
Greg Pruett e a Bíblia Yalunka

Eles começaram a sua missão em 1993 passando um ano na França aprendendo Francês e daí eles se mudaram para a África. O tempo na África começou com seis semanas de um curso de sobrevivência na selva em Burkina Fasso. Depois disso, ao invés de ir de avião para Guiné, eles decidiram ir por terra. De acordo com a história, Rebecca não quis abrir mão de algumas cestas de vime que ela gostou. Uma viagem de duas horas de avião virou uma viagem de nove dias de ônibus.

Entre outras desventuras, o ônibus deles foi sequestrado por estudantes no caminho, tiveram que dormir numa esquina no chão quando a polícia local roubou alguns dos seus pertences. Em outro lugar, onde Rebecca chegou a chorar, um oficial exigiu saber “quem foi que fez a mulher branca chorar?”

Em Guiné eles viviam entre o povo Yalunka numa aldeia chamada Yatiya. Tinha uma pequena igreja lá que havia estado em oração por um missionário chegar até eles. Embora sua integração na cultura Yalunka foi difícil, Deus deu a eles grandes parceiros locais. Homens e mulheres de paz que agora lideram a igreja Yalunka. Durante esse tempo Deus deu a eles três filhos: Hannah, Abigail e Paulo, que ainda pensam da África como sua primeira pátria. Em Abril de 2006, Deus chamou Greg e Rebecca de volta de Guiné inesperadamente para liderar a Missão Pioneiros da Bíblia a uma nova fase de ministério e uma visão expansiva.

Biblia Yalunka
A Biblia Yalunka

Enquanto isso, o trabalho na tradução da Bíblia Yalunka continuou, concluindo em domingo 3 de fevereiro de 2013, quando a Bíblia Yalunka completa foi dedicada em Yatiya e começou a ser distribuída em aldeias em Guiné tanto na forma escrita como em áudio também.

A história do povo Yalunka nunca mais seria a mesma. Nada disso seria possível sem o apoio da igreja Oak Hills em San Antônio e muitos de você por tantos anos. Mas, nós, como igreja, consideramos como honra elevada e santa a sermos associados com modernos “Lucas” como Greg e Rebecca Pruett no espalhar do Evangelho. Os Lucas da nossa geração.

Em seguida, Max apresentou Greg e Rebecca com uma placa comemorando seus vinte anos de ministério na tradução da Bíblia e na liderança da Missão Pioneiros da Bíblia. Você pode assistir o vídeo da mensagem de Max e do discurso em seguida de Greg aqui.

Veja também como se envolver nesta gloriosa missão a começar com o próximo seminário da Missão Pioneiros da Bíblia, dias 15-18 de março em Recife.

 

 

 

 

Tradução por Dennis Downing.
Do site de Pioneiros da Bíblia em inglês.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Assine o Devocional
Max Diário

REFLEXÕES SEMANAIS